09 março, 2013

Carta de Recomendação

Quando eu fui preencher meu Application (formulário necessário para ser enviado nos países), tive que escrever uma carta de recomendação sobre mim. Achei meio difícil de escrever, mas consegui graças a algumas dicas que vinham junto para ajudar a montar ele.
Resolvi postar minha carta para vocês terem uma noção do que escrevi e ajudar quem precisar.

Prezado Rotariano,Me chamo Kamila M. L., tenho 16 anos e moro em (minha cidade), uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul situada na região noroeste, aqui tem uma população com cerca de 36.000 habitantes onde a economia gira em torno da agricultura como atividade principal.

Sou uma pessoa extrovertida, que procuro ir na busca de meus sonhos, mas um pouco estressada e egocêntrica. Gosto de ter muitos amigos e que eles sempre estejam a minha volta, mas não gosto de pessoas que querem exibir suas coisas e que se importam demais com seus bens matérias. Gosto de ler, jogar, sair com meus amigos, ir às reuniões do Interact, escutar música, desenhar, pintar e fazer atividades que possam influenciar meu futuro como aprender uma nova língua e fazer um curso que melhore meu conhecimento de ensino médio.Minha casa é grande, tenho meu próprio quarto onde eu estudo, e faço coisas que gosto. Moro com minha mãe e meus irmãos, tenho dois cachorros chamados Malu e Capitu. Meu irmão se chama Gustavo de 7 anos e minhas duas irmãs gêmeas se chamam Mariana e Gabriela que tem 22 anos. Meu pai, se chama Dickson, é (profissões de meu pai). Minha mãe se chama Cinthia, é (profissões de minha mãe).

Na escola onde estudo minha aula começa as 7:40, meu pai me leva todas as manhãs porque minha casa é um pouco longe da escola. A aula termina as 12:05 onde volto caminhando com meus amigos para casa. Na minha escola todos os alunos são obrigados a usar o uniforme escolar, caso contrário não é permitido à entrada na escola. Tenho 5 períodos de segunda a sexta todas as manhãs, cada período possui 50 minutos, sendo que temos mais 15 minutos de intervalo. Onde estudo, as matérias são impostas pela escola, não podendo ser escolhidas, então como estou no segundo ano do ensino médio faço as matérias de matemática, português, língua estrangeira inglesa, língua estrangeira espanhola, religião, sociologia, filosofia, geografia, história, física, biologia e química, nas tarde de segunda-feira e quarta-feira tenho um período de 50 minutos de educação física. Atualmente sou a representante dos alunos no conselho escolar, também já fui em 2007 presidente de minha turma. Tenho todos os meus dias muito cheios de atividades. Acordo as 7:00 da manhã para me arrumar e ir para a aula. Além dos dias que tenho aula em minha escola, na segunda as 16:50 participo das reuniões do Interact que duram em torno de 1 horas. Nas tardes de terça e quinta tenho aulas de inglês, e nas de quarta tenho educação física. Durantes as noites de segunda á sexta faço cursinho pré-vestibular das 19:00 ás 23:00 e academia todas as tardes. Os projetos do Interact realizo nas tardes livres, às vezes ocorrem conflito de horários, mas consigo resolver sem problemas. Sempre gostei de viajar, conhecer diferentes lugares e novas culturas. Quando fiz quinze anos ganhei de presente do meu pai, uma viagem para os Estados Unidos, tendo a oportunidade de conhecer a Disney. Mas no início desse ano descobri o intercambio do Rotary que me fez repensar a idéia de ir viajar somente a passeio, então decidi ir atrás de algo que me propiciasse algo mais além. Então através dessa oportunidade que o Rotary oferece, percebi que posso alcançar o que busco que é morar em outro país e conhecer outros costumes.O meu maior objetivo em ir morar um ano no exterior é que há possibilidade de troca de experiência, cultura e conhecimento. Será grande a responsabilidade de representar o meu país no exterior, mostrar aos estrangeiros um pouco de nossas vidas, costumes e política e econômica. Dessa forma, dar uma nova visão sobre o que é o nosso Brasil, logo tenho a certeza que estou preparada e que não medirei esforços para que esse objetivo seja alcançado em sua plenitude. Sei que esse intercâmbio vai me proporcionar benefícios, como aprender fluentemente uma nova língua, fazer parte da cultura do país, ganhar mais responsabilidade, me tornar mais independente, fazer novas amizades, lidar com as diferenças de cultura entre outros. Acredito que todos esses fatores em muito contribuem para a formação de um cidadão nos dias de hoje.Como embaixadora de meu país, pretendo mostrar as coisas boas do Brasil, e esclarecer que a capital do Brasil não é o Rio de Janeiro, que aqui tem muito além do que futebol, carnaval, samba e bossa nova. Que existe uma terra e um povo maravilhoso, com uma grande riqueza cultural, histórica e ecológica.Quando eu voltar, quero exercer uma carreira que eu possa ajudar os outros e usar toda minha experiência do intercambio. Vou contar tudo que aprendi, vivi e para todos mostrar a importância de fazer um intercambio cultural. Atenciosamente,Kamila M. L.
*Retirei as informações pessoais por motivos de privacidade 


Então, essa foi minha carta de recomendação, tive que traduzir ela para inglês para que pudesse ser enviada para os outros países. 
Perguntas e sugestões façam nos comentários ou por mentions no twitter.

Küsse, Kamila!

Nenhum comentário:

Postar um comentário