Rotary e PIJ


O que é o Rotary?
O Rotary é um grupo de profissionais, que dedicam seus talentos a causas sociais para transformar comunidades através de projetos dos clubes.  Ele surgiu em 23 de fevereiro de 1905, quando o Advogado Paul Harris reuniu-se com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago, no qual o objetivo primário era o companheirismo. Alguns dos projetos do Rotary podem ser feitos na própria comunidade, no distrito e alguns no mundo inteiro. O projeto mais conhecido é o END POLIO NOW, que tem como objetivo, eliminar a poliomielite no mundo inteiro (e tem dado certo)
O Rotary é dividido através de distrito que pegam várias cidades, e às vezes podem pegar outros estados ou países. Pode ser que exista mais de um clube por cidades com nomes diferentes, Por exemplo, há cidades que possuem 8, 9 clubes ou até mais. O meu distrito é o 4660 e por minha cidade ser muito pequena, tem apenas 1 Rotary Club.

Programa de Intercambio de Jovens (PIJ)

Como eu disse antes o Rotary faz projetos para melhorar o mundo e alguns deles são projetos mundiais, um deles é o Rotary Youth Exchange (PIJ). Ele surgiu em 1929 apenas dentro do continente europeu, foi o primeiro intercambio que surgiu na história do mundo, ele tinha como objetivo, promover a paz mundial entre os países e diferentes culturas, mas foi apenas um tempo para de multiplicar pelo mundo inteiro, e hoje ter 82 países envolvidos.

Como me inscrevo:
Primeiro você deve se perguntar: eu estou preparada abandonar TUDO e viver durando um ano com pessoas e lugares que nunca vi na vida e uma língua que talvez você nem saiba que exista? Se sim, você está preparada para isso, então você deve procurar um Rotary clube que faça parte do PIJ (alguns clubes não participam do projeto, infelizmente) e tentar se informar mais sobre o programa e mostrar que está interessado, depois eles mandam a inscrição e então você é avaliado.

- Processo de avaliação:
Dependendo do distrito, o processo de seleção vária. No meu clube, por exemplo, no meu clube são várias avaliação. A primeira é a entrevista no próprio clube (a mais fácil), depois é a avaliação psicológica distrital (para saber de você está psicologicamente preparado), depois acontece o Seminário distrital de intercambio de jovens, que é onde acontece palestra com intercambistas, a entrevista distrital, prova escrita, prova teórica e redação. Mas nem sempre é assim, às vezes dependendo de cada distrito, o modo de avaliação muda. A prova escrita é super difícil (é mesmo), caí toda a história do Rotary, todos os projetos internacionais, história do Brasil e literaturas obrigatórias. Mas o resto é fácil.
Depois, você indica os países que você quer e então acontece o processo de busca de vaga e dependo da sua classificação, você tem preferência na busca das vagas (o processo de vagas também vária de distrito para outros). Mas uma coisa é clara, O ROTARY NÃO GARANTE VAGA, e se você quer ter vaga garantida e o país que você quer, procure uma agencia.
Os Inbounds na seleção do meu distrito , todo mundo apavorado rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário